E-commerce e logística: a importância do transporte como fator de encantamento do cliente
Para o e-commerce a logística é tão
importante quanto à própria loja virtual ou toda a estratégia de marketing e
vendas. Desde o manuseio interno até a entrega final, a logística se for
pensada e realizada com excelência, pode alavancar as vendas, bem como acabar
com elas deteriorando a reputação da empresa se não for feita como se
deve.
A logística interna e a entrega final é
parte vital quando o assunto é encantar o cliente e gerar repetição das vendas.
Mas nem todos sabem disso…
Vender e não entregar, entregar atrasado,
com avaria, na quantidade errada e com qualidade inferior ao que o cliente
espera é o grande pesadelo da maioria das empresas. Neste quesito, uma
logística eficiente torna-se fator chave para qualquer negócio que busca o
sucesso.
O transporte abocanha a maior parcela do
custo logístico. Além de ser responsável por até dois terços dos custos, a
operacionalização do transporte é o grande desafio de toda empresa de
e-commerce.
Em um cenário onde o mercado oferta tanto
frete grátis para quem compra online, não há margens para erro — ou você
encurta suas margens ou coloca o frete no custo de seu produto, e, assim corre
o risco de perder para a concorrência que vende mais
barato.
Posso dizer que mais caro que
entregar está o custo incalculável de não entregar, ou entregar errado. Sem
falar na logística reversa.
Uma entrega feita antes
do prazo, na qualidade e quantidade requerida pelo cliente, pode reposicionar
sua marca e melhorar suas vendas, contudo o contrário
disso também é verdadeiro.
TRÊS REGRAS DE OURO PARA O TRANSPORTE
1 ⇨ Planejamento: dimensione a frota ideal pautado em seu baseline e
projeção de crescimento, e desenvolva os provedores para atender o seu negócio,
principalmente para épocas sazonais.
2 ⇨ Operacionalize a
estratégia: desdobre
suas metas e planejamento para o time interno e o time de provedores.
Clarifique os alvos, defina os SLA’s e meça as evoluções (ciclo PDCA). Ter metas,
definir estratégia, mas não garantir a execução é como nadar e morrer na praia.
3 ⇨ Elimine os desperdícios: foque em reduzir os custos desnecessários em todo o
tempo, mas, mais importante que os custos — foque em eliminar os desperdícios,
esses acabam com sua saúde financeira e com a reputação: atrasos, taxas extras,
movimentação desnecessária, ociosidade e etc.
Fonte: Achiles Rodrigues
Comentários
Postar um comentário