E-commerce e logística: a importância do transporte como fator de encantamento do cliente



Para o e-commerce a logística é tão importante quanto à própria loja virtual ou toda a estratégia de marketing e vendas. Desde o manuseio interno até a entrega final, a logística se for pensada e realizada com excelência, pode alavancar as vendas, bem como acabar com elas deteriorando a reputação da empresa se não for feita como se deve.
A logística interna e a entrega final é parte vital quando o assunto é encantar o cliente e gerar repetição das vendas. Mas nem todos sabem disso…
Vender e não entregar, entregar atrasado, com avaria, na quantidade errada e com qualidade inferior ao que o cliente espera é o grande pesadelo da maioria das empresas. Neste quesito, uma logística eficiente torna-se fator chave para qualquer negócio que busca o sucesso.
O transporte abocanha a maior parcela do custo logístico. Além de ser responsável por até dois terços dos custos, a operacionalização do transporte é o grande desafio de toda empresa de e-commerce.
Em um cenário onde o mercado oferta tanto frete grátis para quem compra online, não há margens para erro — ou você encurta suas margens ou coloca o frete no custo de seu produto, e, assim corre o risco de perder para a concorrência que vende mais barato.
Posso dizer que mais caro que entregar está o custo incalculável de não entregar, ou entregar errado. Sem falar na logística reversa.
Uma entrega feita antes do prazo, na qualidade e quantidade requerida pelo cliente, pode reposicionar sua marca e melhorar suas vendas, contudo o contrário disso também é verdadeiro.

TRÊS REGRAS DE OURO PARA O TRANSPORTE

1 Planejamento: dimensione a frota ideal pautado em seu baseline e projeção de crescimento, e desenvolva os provedores para atender o seu negócio, principalmente para épocas sazonais.
2 Operacionalize a estratégia: desdobre suas metas e planejamento para o time interno e o time de provedores. Clarifique os alvos, defina os SLA’s e meça as evoluções (ciclo PDCA). Ter metas, definir estratégia, mas não garantir a execução é como nadar e morrer na praia.
3 Elimine os desperdícios: foque em reduzir os custos desnecessários em todo o tempo, mas, mais importante que os custos — foque em eliminar os desperdícios, esses acabam com sua saúde financeira e com a reputação: atrasos, taxas extras, movimentação desnecessária, ociosidade e etc.




Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook